terça-feira, 16 de agosto de 2011

Co-criação: quarto encontro


O quarto encontro do Líderes do Coração teve como tema a co-criação!


Por isso, o encontro não começou com uma agenda de atividades previamente fechada: o exercício foi justamente criar diversas atividades em grupo, num processo bem caórdico *(em que caos e ordem existem simultaneamente, o que permite uma auto-organização de um sistema), e negociar com todos o que seria feito e do que seria preciso abrir mão.

A idéia era que cada tocha – lembra delas? – propusesse uma agenda para o dia, com diversas atividades planejadas para trabalhar o tema daquela tocha. Por exemplo, o grupo da liderança poderia pensar uma manhã inteira só com dinâmicas e atividades para trabalhar este tema. O mesmo fariam a comunicação, o corpo e a arte.

O resultado desta primeira etapa do encontro co-criado é que tínhamos quatro agendas planejadas para aproximadamente uma hora, e apenas parte de uma manhã para a execução. Ou seja, foi preciso negociar e deixar algumas atividades de lado. Ou – mais legal ainda – recriar propostas originais, fundir a dinâmica de corpo com a de arte... Foi uma vivência intensiva de co-criação, que gerou como resultado uma contação de história do Senhor Baratão (inspirado em Dona Baratinha), que procurava uma noiva que fosse uma educadora líder do coração. Para isso, foi preciso saber as características de uma liderança, colher informações para um perfil do blog, praticar exercícios de Biopsicologia... No final, todos aprenderam uma dança circular facilitada pela Márcia, que celebrou as bodas do Baratão!










Vale a pena lembrar uma dinâmica muito legal que fizemos no começo do encontro, que ajudou todo mundo a fortalecer a criatividade: com todos em roda, cada um tinha que ir no centro improvisar uma música com dança, para todos na roda fazerem juntos. Surgiram idéias ótimas!

* O conceito caórdico foi criado por Dee Hock, fundador da rede de cartões de crédito Visa internacional. Para saber mais sobre este modelo, vale a pena visitar o site da Co-Criar, que traz uma página com uma explicação bem legal sobre modelos caórdicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário