quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dinâmica: contagem de 1 a 10

Esta dinâmica é ótima para trabalhar a atenção e a conexão do grupo. Vale a pena fazer a roda de 1 a 10 com crianças maiores e adolescentes – eles adoram o desafio deste jogo! Outra dica é facilitar a atividade no retorno de intervalos, quando a turma está agitada, pois ela estimula a concentração.

Descrição

Para começar, sugira que todos façam uma respiração profunda, e percebam se estão se ouvindo e se olhando. Como o exercício exige muita atenção e conexão do grupo, a concentração inicial pode ajudar.
Organize o grupo em um círculo e explique a regra do jogo, que é bem simples: as pessoas devem realizar uma contagem, em voz alta, de 1 a 10.

Só que essa contagem deve ser feita com uma pessoa falando um número de cada vez, sem ninguém combinar nada antes. O objetivo é o grupo conseguir chegar até o 10, sem que duas ou mais pessoas falem um número ao mesmo tempo – o que acaba acontecendo, principalmente quando o grupo é mais agitado. Aliás, vale ressaltar que é normal demorar para o grupo conseguir realizar a contagem até o fim. O interessante da dinâmica é, justamente, proporcionar este "treino" de escuta ativa, liderança e presença.
Objetivo
Esta dinâmica é muito simples, mas traz vários ensinamentos valiosos: a importância da presença, da conexão do grupo e da atenção.
Se pensarmos no tema específico do encontro (liderança) em que esta dinâmica foi ensinada, podemos refletir sobre como exercemos nossa liderança: algumas pessoas, mais extrovertidas, costumam tomar a iniciativa e dizer os números; outras, mais introvertidas, acabam deixando passar a vez e não falam os números... Mas lembrando que não existe certo ou errado, e que todos estão participando, seja na fala ou no silêncio!

Por isso, quando quiser trabalhar liderança e presença, procure usar esta dinâmica. O grupo, certamentente, vai gostar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário