quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Liderança: quinto encontro


No dia 18 de agosto, aconteceu o quinto encontro do grupo de aprofundamento do Líderes do Coração, que teve como tema a liderança!

A liderança já vinha sendo trabalhada em outros encontros, por ser uma das tochas, e portanto uma das habilidades que baseiam o processo do Líderes do Coração (junto com Arte, Corpo e Comunicação).

Este encontro foi bem movimentado, com muitas dinâmicas novas (confira a seção Como facilitar as dinâmicas, à direita da página), que trouxeram muitos aprendizados sobre quais são as diferentes formas de liderar.

Em primeiro lugar, vimos que todos somos líderes em nossas vidas, e que a liderança vai muito além de um cargo de diretor ou de coordenador – se pensarmos na sala de aula, o educador é líder, e também as crianças, os pais... 



Afinal, o que é ser líder? Não há uma única resposta para isso mas, trocando experiências e reflexões nestes últimos encontros, vimos que um bom líder é aquele que consegue inspirar o outro a participar de um projeto ou atividade. Por isso, é importante que o líder exerça a arte de convidar os outros a criar coletivamente - seja um projeto ou uma solução para um problema. Ele também deve procurar fazer boas perguntas, para estimular os outros a refletirem e construírem seus próprios caminhos – bem diferente do padrão de líder que apenas dá ordens ou entrega propostas fechadas para sua equipe, não?

Neste encontro, começamos o dia com uma dinâmica que mostra como funciona esse padrão mais rígido e centralizador de liderança, a Prese-prese-sec-sec. Aprenda a facilitar aqui!

Este exercício mostra de maneira bem divertida o que a liderança hierárquica e o ambiente competitivo geram nas pessoas. Isso nos fez pensar sobre três tipos de liderança:

- liderança centralizadora: pode ser exemplificada pela figura do chefe durão, rígido, autoritário, que decide tudo sozinho e gera medo (e raiva também) na equipe. Seu funcionário costuma se sentir oprimido por seu jeito agressivo, e não consegue expressar suas idéias e potenciais.

- liderança delargadora: aqui, temos a figura do chefe bonzinho, que mal dá ordens, que parece não ter assumido de verdade seu cargo de chefia, não conseguindo dar direcionamentos claros para sua equipe. Seu funcionário se sente perdido e não sabe como colocar suas idéias em prática, já que não entende o que o líder quer.

- liderança delegadora: é o líder que consegue expressar suas idéias de forma clara, sempre procurando convidar as pessoas da sua equipe a construírem um projeto. O verdadeiro líder é aquele que inspira, que observa os outros para identificar possíveis potenciais escondidos, que faz perguntas para gerar reflexões e mudanças.

E por falar em perguntas, fizemos duas dinâmicas ótimas para trabalhar isso: Só Perguntas e Semáforo de Propostas.









Na hora de praticar exercícios de corpo, as líderes experimentaram uma massagem em grupos de quatro, bem gostosa, e um exercício de dança muito bonito. Este exercício aconteceu em duas etapas: primeiro, em duplas (com a liderança da dança flutuando de um para outro) e depois em um único grupo, em que cada um deveria apresentar sua dança no centro e, numa segunda etapa, convidar o outro a ocupar seu lugar. Foram vários os desafios vividos pelo grupo: sustentar sua dança no centro, saber convidar a outra pessoa e ceder seu lugar, voltando para a borda...





Na mesma linha do prese-prese-sec-sec, fizemos a dinâmica de Contagem de 1 a 10. Ela é ótima para adolescentes e jovens!

Encerramos este encontro cheio de atividades e insights com uma roda final, que nos trouxe muitos aprendizados e idéias. Vimos que o caminho de construir uma proposta em equipe (ainda na linha da dinâmica do semáforo) pode ser demorado e deve ser cuidado com muito carinho. Vimos que sempre estamos liderando, na hora de propor e na hora de aceitar uma proposta com o coração (e não só dizendo sim, para agradar um chefe, ou dizendo não, para ficar apegado a uma opinião e não ouvir o resto da equipe). Vimos que o líder é aquele que convida, que agradece, que cede o lugar quando é hora, como em uma dança... E saímos com uma pergunta, num dia de tantas perguntas: o que eu quero fortalecer na minha forma de liderar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário