quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dinâmica: Semáforo de propostas


O semáforo de propostas é uma dinâmica que trabalha bastante a liderança, especialmente a liderança delegadora, que é aquela que convida as pessoas a construírem um projeto.

A idéia do exercício é criar propostas e sair por aí convidando outras pessoas a participar do seu projeto, sempre fazendo perguntas que comecem com “Que tal se [fizéssemos isso, empreendêssemos tal coisa]?”.

Descrição

Reúna o grupo e explique que todos têm um projeto comum (por exemplo, construir uma escola ou uma creche). Cada participante, então, terá uns cinco minutos para criar uma série de propostas (construir uma área verde na escola, abrigar animais, promover atividades que integrem pais e filhos) para este projeto.

Assim que todos tiverem suas propostas, cada pessoa recebe um sinal vermelho, um sinal amarelo e um sinal verde. No caso dos sinais vermelho e amarelo, que ficarão com a pessoa durante o jogo, dá para usar dois cículos de cartolina. No caso dos sinais verdes, que serão entregues para outra pessoa, use vários círculos verdes.









Quando todos tiverem suas propostas e seus sinais de semáforo, sugira que as pessoas comecem a caminhar pela sala e, aos poucos, encontrem um parceiro. Cada um da dupla deve expor sua proposta para o outro, com uma condição: esta proposta tem que ser feita em forma de pergunta (“Que tal se construíssemos um jardim?”, por exemplo). A pessoa que é convidada a participar da proposta do outro, por sua vez, só pode responder usando seus sinais: vermelho (essa proposta não toca meu coração), amarelo (posso refletir sobre isso) e verde (essa proposta toca meu coração, vou participar dela com você). No caso da resposta verde, a pessoa deve entregar o círculo verde para a outra.

Quem obteve como resposta um sinal vermelho ou amarelo pode refinar sua proposta, fazendo outra pergunta (lembre-se: só é permitido fazer perguntas).

A idéia é chegar ao final da dinâmica, depois de conversar com todos, com o maior número possível de sinais verdes.

Objetivo

Esta dinâmica estimula um aspecto da liderança que foi bastante trabalhado no encontro: o líder é aquele que faz um convite para as pessoas, inspirando-as, e não aquele que impõe uma idéia sua. Em outro encontro, a tocha da Liderança havia conversado justamente sobre o fato do líder ser aquele que sabe fazer perguntas, e gerar reflexões nos outros a partir de certas perguntas-chave, ao invés de dar ordens ou oferecer definições prontas para as pessoas com quem trabalha.

Daí a riqueza deste exercício, que estimula as pessoas a defenderem uma proposta só com perguntas que são, na verdade, um convite para empreender um projeto comum. Lembrando que a liderança não é trabalhada só na hora de fazer sua pergunta-proposta, mas também na hora de responder. Vale pensar se eu abro mão da minha liderança e só dou sinais verdes para agradar, ou sustento a minha opinião e dou sinal amarelo e/ou vermelho. Ou então, se eu ajo como um líder centralizador e nunca dou sinal verde, ou aceito rever minhas posições para construir algo em parceria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário