quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dinâmica: prese-prese-sec-sec


Esta dinâmica, ensinada no encontro sobre liderança, é ótima para ser usada com crianças e jovens. Ela trabalha a concentração de uma forma muito divertida! Além disso, o jogo trouxe, neste encontro, várias reflexões sobre modelos de liderança (mais centralizadora, mais delargadora, mais delegadora, mais hierárquica, mais horizontal...). Desta forma, pode ser usado sempre que o facilitador quiser demonstrar, de forma lúdica, como funciona um modelo de liderança centralizador.

Descrição

Forme um círculo, com todas as pessoas do grupo sentadas. Nomeie uma delas como presidente e a pessoa do lado como secretário. A partir do secretário, vá numerando as pessoas, até chegar no último, que estará ao lado do presidente.

O jogo estabelece uma estrutura bem hierárquica, com o presidente como líder, o secretário como seu ajudante, a pessoa de número 1 em posição “melhor” que a 2, que por sua vez está “melhor” que o 3, e por aí vai. O objetivo é ir subindo de posição até chegar a um número mais alto, depois ao cargo de secretário e, finalmente, de presidente.

O presidente começa o jogo batendo duas vezes as palmas nas pernas e dizendo seu cargo: prese, prese. Depois, ele bate os dedos das mãos uns nos outros (difícil descrever, mas é um gesto que lembra muito a palma) e diz o cargo da pessoa para quem ele quer passar a vez: sec-sec. Aí o secretário faz o mesmo: sec-sec (batendo as mãos nas pernas), dez-dez (batendo palmas). Aí o dez deve fazer o mesmo e passa a vez para outra pessoa da roda.

Quando alguém erra, é mandado para o último lugar da roda – no nosso caso, era o lugar 14. E todas as pessoas que estavam abaixo dele sobem de posição: se o 4 errar em um roda de 14 pessoas, do 5 ao 14 sobem um número, o que errou vai para o lugar 14.

Na nossa versão do jogo, o presidente errou, o secretário errou, e nem por isso o jogo acabou. Portanto, não existe um objetivo do jogo como o presidente ir para o último lugar. Quem for facilitar, então, pode estabelecer um tempo de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário