segunda-feira, 27 de junho de 2011

Coerência: segundo encontro


O segundo encontro de aprofundamento do Líderes do Coração aconteceu, pela primeira vez, na biblioteca do CEU Pêra Marmelo, que está contribuindo com o projeto disponibilizando espaço para nossos encontros mensais.

Neste dia, trabalhamos bastante com a contação de histórias, com base na coerência. Para isso, lançamos algumas perguntas: “O que essa história (que li ou que contei) tem a ver comigo? O que vivi tem a ver com ela? O que não vivi? O que gostaria de viver?”




As dinâmicas do encontro foram, em grande parte, voltadas para o teatro e a contação de histórias. Vamos destacar duas que são muito divertidas e que podem ser aplicadas em sala de aula, com crianças e também com jovens:

Passar palmas - saiba como facilitar clicando aqui

Histórias com caixa de objetos - saiba como facilitar clicando aqui

          







Outro momento muito gostoso do encontro foi uma contação de histórias baseada em três livros:

O homem que dava cambalhotas – conta a história de um senhor que chega em uma cidade e resolve dar aulas de cambalhotas. A população, a princípio bem indiferente e até contrária à iniciativa dele, acaba sendo contagiada pela alegria e pela nova maneira de ver a vida que as aulas proporcionam.

O Grúfalo – Julia Donaldson – conta a história de um ratinho muito esperto que consegue fugir dos seus predadores, animais maiores da floresta, graças à sua esperteza. Com toda sua astúcia, o ratinho escapa até do misterioso Grúfalo. Aliás, você sabe o que é um Grúfalo? Clique aqui para conhecê-lo melhor!!

Sob o céu infinito – Rie Osanai – conta a história comovente de um pássaro que superou algumas dificuldades graças à amizade do gato Mugi.

As participantes formaram três grupos, e cada grupo recebeu um dos textos para ler e contar para todos no final. Foi muito legal! Dois grupos optaram por uma contação bem teatral, com jeito de cena mesmo, e o último, que ficou com o texto Sob o céu infinito, optou por uma leitura bem emocionada – super coerente! – da história do pássaro e do seu amigo, Mugi.





Nenhum comentário:

Postar um comentário