quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dinâmica: velhinha e soldado

A dinâmica da velhinha e do soldado é excelente para convidar seus alunos a experimentarem a empatia, ou seja, a se colocarem no lugar de outra pessoa.

E a proposta do exercício é exatamente esta: como será ter o corpo de uma pessoa idosa? E de um soldado?

Descrição

Reúna o grupo em um círculo. Sugira que fechem os olhos, relaxem o corpo, e fiquem em uma posição neutra e confortável. Aos poucos, peça que se imaginem como uma pessoa bem idosa, e comecem a reproduzir, no corpo, como é esta pessoa. Você pode até sugerir posturas e sensações com perguntas:

- Como é a postura deste idoso?

- Como é seu pescoço? E seus ombros? São rígidos ou curvados?

- Você precisa apoiar seu corpo em algo para se locomover?

- Você sente dores?

Dê alguns minutos para que todos construam o corpo do idoso. Depois, sugira que voltem ao normal, aos poucos.

Em seguida, você pode estimular o grupo a pensar agora no corpo de um soldado. Novamente, de olhos fechados, cada um deve se imaginar como soldado e começar a reproduzir no corpo a postura deste personagem. Novamente faça perguntas:

- Como é sua postura?

- Como estão suas pernas? E seus ombros? O peito está estufado? E o pescoço, está relaxado ou tenso?

- Você tem sentimentos? Quais?

Dê mais alguns minutos, conduza todos a voltarem à posição normal. No final, faça um roda de compartilhamento de experiências e descobertas!

Objetivo

A idéia deste exercício é experimentar na prática (no corpo!!) como é estar no lugar do outro. Literalmente, nos colocamos na pele do outro. Isso é empatia. Você pode facilitar o exercício com mil personagens. É legal escolher alguns mais "caricatos", como fizemos com a velhinha e o soldado, e distantes da realidade do grupo, para estimular sensações novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário