quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O dom da empatia e a resolução de conflitos

Os dois últimos encontros do Programa Líderes do Coração no CEI Milton Santos, em agosto e setembro, abordaram, principalmente, o dom da empatia – sendo que o último já introduziu os dons da co-criação e do empreendedorismo.

Além destes dons, os encontros também abordaram a resolução de conflitos, já que esse tema estava vivo para o grupo – lembrando que perceber o que está vivo em um grupo é algo que tem a ver com o dom da integridade, e que temos praticado sempre nos encontros do Líderes do Coração.

Para citar um exemplo, no encontro do dia 03 de setembro, logo na roda inicial, várias pessoas comentaram que estavam chegando com sono e cansaço para a atividade. Acolhendo isso, a agenda de atividades foi ligeiramente mudada, e fizemos 15 minutos de relaxamento logo em seguida. Foi importante, neste momento, ouvir o grupo, e essa mudança no que foi programado em prol do que estava vivo naquele momento contribuiu para a qualidade das atividades seguintes. 

No primeiro encontro que trabalhou o dom da empatia, realizamos a dinâmica do Diálogo para resolução de conflitos. Confira no próximo post como facilitá-la.

O encontro seguinte, no dia 03/09, também seguiu com esses temas, apesar de ter começado a abordar os dons do empreendedorismo e da co-criação.

Após o relaxamento inicial, sobre o qual falamos acima, os participantes fizeram um exercício em que tiveram de traçar em uma folha de papel três pontos que representassem sua jornada de vida: o primeiro ponto simbolizando onde você está; o segundo, o próximo passo a ser dado; e o último, onde você quer chegar. Esse exercício pode refletir desde um objetivo prático (fazer uma faculdade, mudar de emprego) até uma meta mais filosófica e sutil. Em seguida, fizemos a dinâmica do Aquário, que trabalha a escuta empática e o diálogo a partir do que está vivo para o grupo no momento. Confira neste post como facilitar a dinâmica do Aquário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário