terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dinâmica do Aquário

Um grupo (não muito grande) de pessoas dispostas a conversar, uma pergunta significativa, uma cadeira vazia para quem quiser chegar e contribuir para a conversa, e muitas ferramentas de escuta empática e comunicação assertiva. Assim é a dinâmica do Aquário, que aconteceu no encontro do dia 03 de setembro do Líderes do Coração – Educadores, que aconteceu no CEI Milton Santos.

A dinâmica do Aquário é ótima para fortalecer o dom da empatia e para conversar sobre temas importantes. Para começar, o grupo elege uma pergunta que vai nortear a conversa. No CEI Milton Santos, a questão foi:

“Para sermos uma organização melhor, a gente precisa conversar sobre o quê?”

A partir daí, o grupo, que é bem grande, organizou-se em duas rodas, uma dentro da outra:

- A roda menor, de dentro, era formada por quatro cadeiras (esse número pode variar, mas precisa ser pequeno), sendo que três eram ocupadas e a quarta ficava vazia. As três pessoas sentadas na roda menor começavam a conversar sobre a pergunta lançada. Para isso, elas utilizavam algumas ferramentas da comunicação empática: cada pessoa que falava tomava antes o bastão da fala (para ritualizar seu momento de dizer algo, estabelecendo uma pausa entre as falas) e procurava expressar sua idéia de forma clara, focando em soluções práticas para aquela situação. Outro recurso muito poderoso para esses momentos de conversa, que já citamos aqui, é o de falar a partir do EU, na hora de expressar sua idéia ou sentimento, e referir-se ao seu interlocutor usando a palavra VOCÊ. Isso ajuda a personalizar a conversa, fazendo com que as pessoas falem a partir das suas experiências e sentimentos (isso ajuda a trazer coerência!).

- A roda maior era formada pelo restante do grupo, que acompanha a conversa da roda menor central, escutando de forma ativa. As pessoas desta roda maior estão sempre convidadas a entrar na roda menor e a contribuir para a conversa, através do recurso da cadeira vazia: a qualquer momento, alguém da roda maior pode ocupar a cadeira vazia e “entrar” na conversa. Quando a cadeira vazia é ocupada, alguém do grupo menor que já está há mais tempo na conversa, e que sente que já contribuiu, pode sair. Vale lembrar que essa vinda de alguém para ocupar a cadeira vazia pode acontecer em qualquer momento da conversa, seja para trazer uma opinião ou experiência que reforce o tema que está sendo discutindo, seja para trazer algo inteiramente novo, mas que tenha a ver com a pergunta-mote inicial. Por exemplo, no caso do CEI Milton Santos, um tema que estava sendo discutido era como melhorar o processo de saída de um funcionário da organização. Em um dado momento, enquanto as pessoas da roda menor discutiam essa questão, alguém levantou, sentou na cadeira vazia e propôs um novo tema: gostaria de conversar sobre ferramentas para as pessoas de uma equipe de trabalho conhecerem melhor os projetos umas das outras.

Vale a pena levar a dinâmica do Aquário para organizações e grupos, na hora de discutir um tema importante!

Um comentário: