quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dinâmica: Diário de sentimentos e sensações

Uma dinâmica bem interessante para trabalhar a integridade, que você pode propor para um grupo ou simplesmente aplicar na sua vida, é a do Diário de sentimentos e sensações.


EM GRUPO

Se você estiver facilitando uma atividade em grupo, poderá conduzir essa dinâmica como se fosse uma visualização. Proponha que todos fechem os olhos e respirem profundamente algumas vezes. Em seguida, sugira que comecem a lembrar tudo o que aconteceu naquele dia, desde a hora de despertar até o momento presente. Para estimular o grupo, descreva possíveis ações (como levantar da cama, escovar os dentes, tomar banho, preparar o café-da-manhã).

A segunda etapa do exercício traz um aprofundamento. Ao invés de apenas lembrar as ações e fatos do dia, é hora de lembrar os sentimentos e sensações. É hora de "colorir" aquilo que foi lembrado na etapa anterior: o aroma do sabonete e o calor do banho, o gosto do suco no café-da-manhã, o sentimento de alegria ao dar bom dia para os filhos, a preocupação com o atraso ao olhar o relógio antes de sair de casa, e por aí vai...

INDIVIDUAL

Essa mesma idéia do Diário de sensações e sentimentos pode ser aplicada individualmente, na vida cotiana. Que tal escrever um diário? Nos encontros com os educadores do Líderes do Coração, o Serviraser distribuiu alguns cadernos com textos inspiradores e duas perguntas que devem ser respondidas diariamente, durante um mês: "O que está vivo em mim agora?" e "Quais sentimentos e sensações eu consegui ou não consegui integrar hoje?".

Por que você não experimenta também? Escrever é uma poderosa ferramenta de auto-conhecimento. Registrar seus sentimentos todos os dias pode ajudar você a descobrir muitas coisas que poderiam passar despercebidas, além de trazer uma luz nova para aquilo que não foi integrado durante seu dia. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário