quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Poesia: sexto encontro


Nosso sexto encontro começou com a exibição de um trecho do filme "Em busca da Terra do Nunca", que conta a história do escritor J.M. Barrie, o criador de Peter Pan. O filme mostra como o autor inspirou-se em pessoas e fatos do seu dia-a-dia para escrever sua obra mais famosa, um verdadeiro clássico da literatura infantil.





Na cena que assistimos, J.M. Barrie dança com seu cão, no meio de um parque, para quatro meninos. Estes garotos são convidados a escolher como querem ver aquela apresentação: enxergar apenas um maluco, abraçado com um cachorro, ou ver um domador de feras, valsando com um enorme urso no meio do picadeiro?
Nós também temos, sempre, essa opção de escolher como olhamos para algo. Como encaramos nosso trabalho com educação? Como vemos nossas crianças? Como planejamos nossas atividades? Vemos apenas o óbvio ou vamos além, procurando enxergar o que não tínhamos percebido e descobrir beleza nas coisas?

Para abordar tudo isso, abarcando as outras habilidades já  trabalhadas (coerência, empatia, co-criação e liderança), nosso sexto encontro teve como tema a poesia.
No começo do encontro, para deixar nossa atenção e nossa percepção espacial mais apuradas, fizemos a brincadeira da direita e da esquerda. Confira aqui como facilitar

Depois da dinâmica e do filme, foi hora da criação!


Primeiro, o grupo experimentou diferentes formas de ler a mesma poesia (No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade). Caminhando pelo espaço, todos leram o poema, em voz alta, de diferentes maneiras: dando gargalhadas, com tristeza, com raiva... Durante esta atividade, percebemos como um texto pode ser desconstruído de muitas formas. E não só através da leitura. Um poema como No meio do caminho pode virar uma cena de teatro, uma performance, uma partitura corporal.

Para experimentar tudo isso de forma mais profunda, as educadoras foram divididas em três grupos, que receberam algumas poesias (leia todas as poesias do encontro nos próximos posts) com a proposta de criar uma apresentação artística a partir de um dos textos - ou até mais de um!

No próximo post, confira os vídeos das apresentações e as reflexões geradas por elas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário