quinta-feira, 14 de junho de 2012

Empatia: criando espaços de escuta e reconhecimento


Depois da integridade, a empatia foi o segundo dom do Líderes do Coração trabalhado com os educadores da zona norte de São Paulo.

Para nós do Serviraser, a empatia é a capacidade de acolher as demandas e sentimentos do outro como legítimos e de valor, criando espaços de escuta e reconhecimento profundos de quem é o outro e por que ele é como é e age como age.

No Centro de Educação Infantil Milton Santos, foi bem interessante trabalhar a empatia em um momento em que o grupo (formado por educadores de diferentes organizações) tem trazido muitos questionamentos sobre relacionamentos com colegas de trabalho, resolução de conflitos e trabalho em equipe com harmonia.

Tudo isso emergiu em uma atividade que realizamos com os participantes, chamada Espaço Aberto ou Open Space (confiram no próximo post). Nesta atividade, todos foram convidados a lançar “pautas” para conversa, em forma de perguntas, e depois votaram nas que achavam mais importantes. Foi interessante observar, vendo as perguntas feitas e percebendo quais foram as mais votadas, o que estava vivo para o grupo naquele momento. E tinha tudo a ver com empatia! Confiram abaixo:




No próximo post, conheça melhor o Café Mundial e o Espaço Aberto, duas ferramentas usadas no Líderes do Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário