quinta-feira, 14 de junho de 2012

Café Mundial e Espaço Aberto

Nós temos usado dois processos muito interessantes nos encontros do Líderes do Coração, que gostaríamos de compartilhar aqui: o Café Mundial ou World Café e o Espaço Aberto ou Open Space.

Esses dois processos tem sido cada vez mais usados em reuniões e eventos em diversas organizações ao redor do mundo. Nós aprendemos sobre eles com a comunidade do Art of Hosting (que pode ser traduzido como "a arte de anfitriar conversas significativas"), que tem trabalhado para divulgá-los e a quem nós, do Serviraser, somos muito gratos!

Para conhecer mais, você pode acessar o site http://www.artofhosting.org/home/ (em inglês) e o blog http://artofhostingbrasil.blogspot.com.br/ (em português).

Café Mundial

O Café Mundial ou World Café é uma ferramenta que potencializa o diálogo, a busca por soluções e a investigação de questões que sejam significativas para um grupo. Nesta dinâmica, um grupo é dividido em diversos grupos menores (de quatro a seis integrantes, por exemplo), que conversarão sobre uma ou mais perguntas, ao longo de algumas rodadas – e, no final de cada rodada, as pessoas trocam de grupo. Cada um desses grupos possui um anfitrião, que é aquele que ficará até o final do processo, e que será responsável por contar o que foi conversado no seu grupo. Os outros participantes são “viajantes”, que levarão idéias-chave para as novas rodas de conversa que integrarem. Após algumas rodadas, todos os participantes formarão um único grupo, que conversará em plenária sobre as reflexões e novas idéias que surgiram ao longo do processo.

A ferramenta do Café Mundial é bem flexível e pode ser aplicada de diversas formas, de acordo com a demanda de um grupo. Nós, do Serviraser, costumamos usar bastante o Café Mundial em nossos cursos e vivências. Você pode conhecê-la melhor acessando esse site: http://www.theworldcafe.com/translations/World_Cafe_Para_Viagem.pdf

Espaço Aberto – co-criação

O Espaço Aberto ou Open Space é uma metodologia que otimiza reuniões e eventos, possibilitando que as pessoas atuem como protagonistas, sugerindo temas e cuidando do processo, e não apenas como espectadores.

No Espaço Aberto, um grupo de pessoas elenca/”joga” uma série de temas de conversa. Cada um, então, decide sobre qual tema quer conversar e, assim, o grupo se auto-organiza de acordo com aquilo que está mais vivo – pode ser que sejam formados alguns subgrupos para discutir temas diversos, pode ser que um dos temas elencados no início seja tão forte que se forme um único grupo...

Uma vez formado o(s) grupo(s), fica valendo a lei dos dois pés: “Se você está em um lugar onde não esteja nem contribuindo nem aprendendo, use seus dois pés e vá para outro lugar”. Ou seja, todos estão livres para “passear” pelos grupos de discussão, de acordo com seu interesse naquele momento.

Para saber mais, vale a pena acessar o site da Co-criar: http://www.cocriar.com.br/ (e clicar em Open Space Tecnology). Esse texto, inclusive, foi inspirado por algumas definições de Espaço Aberto que encontramos lá. 

Empatia: criando espaços de escuta e reconhecimento


Depois da integridade, a empatia foi o segundo dom do Líderes do Coração trabalhado com os educadores da zona norte de São Paulo.

Para nós do Serviraser, a empatia é a capacidade de acolher as demandas e sentimentos do outro como legítimos e de valor, criando espaços de escuta e reconhecimento profundos de quem é o outro e por que ele é como é e age como age.

No Centro de Educação Infantil Milton Santos, foi bem interessante trabalhar a empatia em um momento em que o grupo (formado por educadores de diferentes organizações) tem trazido muitos questionamentos sobre relacionamentos com colegas de trabalho, resolução de conflitos e trabalho em equipe com harmonia.

Tudo isso emergiu em uma atividade que realizamos com os participantes, chamada Espaço Aberto ou Open Space (confiram no próximo post). Nesta atividade, todos foram convidados a lançar “pautas” para conversa, em forma de perguntas, e depois votaram nas que achavam mais importantes. Foi interessante observar, vendo as perguntas feitas e percebendo quais foram as mais votadas, o que estava vivo para o grupo naquele momento. E tinha tudo a ver com empatia! Confiram abaixo:




No próximo post, conheça melhor o Café Mundial e o Espaço Aberto, duas ferramentas usadas no Líderes do Coração.