quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Integridade: oitavo encontro


O último encontro do grupo de aprofundamento do Líderes do Coração teve como tema a integridade – e, com isso, estabeleceu uma conexão com o primeiro tema do projeto: a coerência.

Naquele encontro, vimos que a coerência é a qualidade de realizar uma ação que esteja afinada com sua verdade interior. O movimento, neste primeiro dom, é “de dentro para fora”. Já no caso da integridade, procuramos trazer valores externos, nos quais acreditamos, para o nosso ser, num movimento “de fora para dentro”. A idéia, aqui, é alinhar sentimento, intelecto e ação, atuando de forma íntegra no mundo.

Para trabalhar esse dom, nada melhor do que voltar a atenção para nosso corpo! O último encontro trouxe uma série de exercícios de consciência corporal, que permitiram que todos vivenciássemos, no próprio corpo, os valores nos quais acreditamos, e que basearam nosso trabalho no grupo de aprofundamento do Líderes do Coração de 2011.

Este encontro teve, como alguns outros, uma convidada especial: a bailarina Elisa Costa, mestranda em Dança pela Unicamp. Elisa facilitou uma série de exercícios que trabalharam pés e coluna, que foram evoluindo até a criação de uma dança pessoal.

Confiram algumas fotos abaixo:












Como este foi o último encontro de 2011 do grupo de aprofundamento, tivemos um dia especial – e com um ritmo um pouco diferente. Ao invés do encontro de quatro horas, ficamos juntos o dia inteiro, com direito a um delicioso almoço vegetariano. Pela manhã, aconteceram os exercícios de corpo com a Elisa. E a tarde foi reservada para uma conversa sobre o processo do ano, com direito a troca de presentes e leitura de textos inspiradores!

APRENDIZADOS E DESAFIOS DE 2011

Nossa conversa de avaliação do grupo de aprofundamento foi pautada por quatro perguntas, que deveriam ser respondidas individualmente e depois compartilhadas para todo o grupo:

- O que foi incrível no grupo de aprofundamento?

- O que foi desafiador no grupo de aprofundamento?

- O que foi incrível quanto à aplicação do aprendizado na organização em que trabalha e na vida?

- O que foi desafiador quanto à aplicação do aprendizado na organização em que trabalha e na vida?

As respostas, quando compartilhadas, mostraram muitos aprendizados e desafios comuns. Algumas coisas apontadas como incríveis nos encontros foram: a escolha dos temas (dons da liderança do coração), as vivências de contação de histórias, a presença de facilitadores convidados (Fábio, Elisa e Paulo), a possibilidade de co-criar atividades nos encontros, a amorosidade do grupo e a possibilidade de rever os encontros no blog!

Já em relação ao que foi incrível na vida "fora" dos encontros, as líderes apontaram o seguinte: a ampliação da compreensão sobre o que é ser um líder do coração, a possibilidade de levar o aprendizado para o trabalho, facilitando atividades com os colegas e pais e/ou implementando um projeto de educação para a paz e o amor na organização, a boa aceitação dos colegas em relação a estas atividades, o aumento da auto-estima e da consciência da própria criatividade e, finalmente, o aumento de cuidado consigo mesma e de recursos para lidar com os outros.

Agora falando dos desafios! Para as líderes, os maiores desafios dos encontros foram: a falta de algumas participantes (por excesso de demandas no trabalho), o pouco tempo para estarmos juntos e o exercício de habilidades novas (acessar seus recursos criativos, falar em público, contar uma história). Em relação à vida pessoal e ao trabalho, os desafios foram: conseguir praticar regularmente as atividades sugeridas nos encontros e levar o aprendizado para os colegas de organização e para os pais das crianças.

E foi assim, aprendendo muito, contando histórias, dançando, cuidando do corpo, exercitando a escuta empática, fazendo pausas para respirar e cuidar de si, educando para o amor (sempre!), que terminamos o ano de 2011!

O Líderes do Coração continua em 2012, com um novo formato! Aguardem!!!