quarta-feira, 18 de maio de 2011

Multiplicando o aprendizado... Primeiro encontro de 2011!


Aconteceu no dia 05 de abril o primeiro encontro do grupo de aprofundamento do Líderes do Coração. Este grupo é formado por algumas participantes do projeto no ano passado, que irão aprofundar, neste ano, os temas trabalhados em 2010. A idéia é empoderar estas educadoras no papel de multiplicadores de atitudes e vivências de cultura de paz, tendo como base o Educoração.

Neste primeiro encontro do grupo, surgiu uma necessidade comum de dividir o que foi aprendido com as crianças e com a equipe de suas organizações. Ou seja, uma vez tendo fortalecido a "casa interna" (saúde física e emocional), cuidar da "casa externa" (colegas e alunos de sua própria organização). 

Para isso, as líderes irão planejar e executar ações, que fortaleçam práticas de bem estar e saúde emocional, junto a seus educandos e colegas de trabalho nas organizações. Tudo isso feito de forma bem criativa, através de vivências durante reuniões com pais e educadores e de atividades com as crianças.
O Visão Futuro SP vai apoiá-las no fortalecimento da liderança, para falar em público, ensinar as práticas do Educoração e contar histórias para as crianças.

Neste primeiro encontro, as Líderes receberam uma carta-convite, com direitos e deveres dos participantes do projeto Líderes do Coração 2011. Um dos deveres mais importantes, apresentado no documento, é o de praticar a coerência interna - tema, aliás, do próximo encontro -, realizando regularmente exercícios que diminuem o estresse e aumentam o bem estar.



Abaixo, alguns trabalhos de argila que as líderes fizeram, expressando aquilo que ficou mais forte do processo de 2010:






E, abaixo, confira newsletter sobre o encontro de aprofundamento do Líderes 2011 (ou clique aqui para visualizar):

Educoração - assista ao vídeo

Vídeo realizado pela produtora Paiol Digital, que mostra o trabalho do Visão Futuro com educação:


Saiba como foi o Líderes do Coração em 2010...

... Através de nossas newsletters!


O boletim semanal Aconteceu no Visão trouxe notícias, fotos e depoimentos sobre o projeto Líderes do Coração ao longo do ano passado. Confira alguns abaixo:


Para visualizar a imagem acima, clique aqui



Para visualizar a imagem acima, clique aqui

Conheça o projeto Líderes do Coração


O Líderes do Coração é um projeto do Visão Futuro São Paulo que está formando lideranças na área de educação para a paz, no bairro do Jaraguá (zona norte de São Paulo). O objetivo do projeto é contribuir para o fortalecimento de uma cultura e de uma educação baseadas no amor, na paz e na compaixão na comunidade local. 


Este objetivo foi colocado em prática, no ano de 2010, por meio do trabalho de fortalecimento de um grupo de lideranças e organizações locais envolvidas na educação de crianças e jovens. Este grupo participou do Programa Transforma Educadores, que trouxe ferramentas e vivências para fortalecer a saúde física e emocional, a capacidade de comunicar de forma empática e de lidar melhor com situações de estresse e ansiedade do cotidiano. O Visão Futuro acredita na importância de cuidar do educador para que ele possa, então, cuidar das crianças e dos jovens.


Além do Transforma, os participantes do Líderes receberam algumas visitas de facilitadores do Visão Futuro em suas organizações. Nestes encontros, a metodologia de educação do Visão - o Educoração - foi trabalhada com toda equipe das organizações e também com as crianças e adolescentes.


Em 2011, alguns representantes do grupo de 2010 vão participar de uma continuação do projeto, aprofundando temas trabalhados no ano anterior. Para saber mais sobre o Líderes do Coração em 2011, confira este post.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Perfil de Alessandra Soares - CCA Catarina Kentenich


Alessandra começou a trabalhar como educadora por acaso. Quando tinha 19 anos, uma vizinha abriu uma escolinha e ofereceu-lhe um trabalho, provisoriamente, até que encontrasse alguém para ocupar a vaga. Mas o que era para ser um bico acabou virando um emprego de sete anos.

Depois deste primeiro emprego na área de Educação Infantil, passou a trabalhar também com adolescentes. Atualmente, é educadora do Centro da Criança e do Adolescente Catarina Kentenich e cursa o quinto semestre da Faculdade de Pedagogia.

O que Alessandra mais ama em seu trabalho é sua falta de rotina. Cada dia com as crianças e os adolescentes é uma verdadeira caixinha de surpresas!




Perfil de Amanda Soares - CCA Catarina Kentenich


Amanda é uma pessoa feliz! Gosta de curtir a vida e adora viajar.

Quando era pequena, Amanda gostava de brincar de escolinha. Passou a infância e a adolescência rodeada de crianças. Aos quinze anos, arranjou um trabalho na área de educação e o que era brincadeira tornou-se o embrião de uma profissão. Aos vinte anos, mudou de emprego e foi atuar em outra área. Mas a paixão pela educação e pelas crianças falou mais alto, e Amanda voltou a ser educadora.

Atualmente, faz faculdade de Pedagogia e trabalha no Centro da Criança e do Adolescente Catarina Kentenich, no bairro do Jaraguá, em São Paulo / SP. O que mais ama no seu dia-a-dia de trabalho é o contato sincero e carinhoso com as crianças. Com a participação no projeto Líderes do Coração, aprendeu que quanto mais amor você distribui, mais amor você recebe.


Perfil de Patrícia Pereira de Gois - CEI São Pedrinho

O primeiro trabalho de Patrícia foi com venda de eletrodomésticos. Sua vida profissional mudou bastante, porém, quando aceitou um cargo de faxineira em uma creche, em um período em que estava desempregada. Trabalhando ali, Patrícia começou a se envolver e a interagir com as crianças – tanto que logo estava atuando como auxiliar de professora. Nesta função, cuidou de berçário a pequenos grupos de crianças, e passou a sonhar em ter uma sala só sua.

Voltou a estudar e fez Pedagogia. O que mais ama no seu trabalho como educadora é a sinceridade das crianças em expressar seus sentimentos e a oportunidade de cuidar e contribuir para o desenvolvimento delas. Sente que qualquer gesto seu, como educadora, tem o poder de melhorar a vida dos seus alunos.

Com a participação no projeto Líderes do Coração, tem se aberto para contar histórias e aprender músicas para dividir com suas crianças!


Perfil de Joseane Almeida - CEI Milton Santos


Joseane escolheu trabalhar com educação infantil por acreditar que é possível amar uma criança, mesmo sem ter laços familiares com ela. No seu dia-a-dia como educadora, está sempre brincando e levando seus alunos para passear por mundos de fadas, bruxas, animais, florestas... E ainda ganha para isso!

Apaixonada pela educação, Joseane busca constantemente novas idéias para seu trabalho – e o projeto Líderes do Coração do Visão Futuro SP tem sido uma destas fontes de inspiração.

Natural da Bahia, cursou o extinto curso Magistério em sua cidade natal. Atualmente, mora em São Paulo e está realizando o sonho de fazer faculdade de Pedagogia. Trabalha no Centro de Educação Infantil Milton Santos, no bairro do Jaraguá, e acredita muito no potencial da instituição.

Perfil de Vânia Santana - CCA Alegria de Viver


Vânia Santana gosta muito do contato com a natureza, do banho de cachoeira, de respirar ar puro, de fazer trilhas ecológicas e de conhecer lugares e pessoas novas.

Iniciou sua carreira na educação cuidando de crianças da vizinhança e trabalhando em uma escola infantil do seu bairro. Apaixonada pelo trabalho, estudou Pedagogia e continua sua formação através de cursos, eventos e palestras.

Atualmente, é coordenadora pedagógica do Centro da Criança e do Adolescente Alegria de Viver. No seu dia-a-dia, ama a oportunidade de estar em contato com pessoas e  com situações diversas, o que a faz refletir e buscar técnicas e idéias novas para realizar melhor o seu trabalho.


Perfil de Daniela de Lima - CEI Catarina Kentenich


Daniela de Lima estudou Magistério em Sergipe. Quando se mudou para São Paulo, trabalhou em uma fábrica de bolsas e cuidou de crianças antes de conseguir  um trabalho na área de Educação. Atualmente, trabalha no Centro de Educação Infantil Catarina Kentenich. Adora trabalhar lá, por causa da união de toda a equipe.

Com o Líderes do Coração, tem aprendido a ouvir mais e a se colocar no lugar do outro.

Perfil de Vanessa Regina da Silva - CEI São Pedrinho


Vanessa adorava trabalhar com pessoas e queria ser secretária. Mas, por causa da admiração que nutria por sua professora Marcela, resolveu cursar o Magistério. Depois, fez faculdade de Pedagogia para se aperfeiçoar na profissão.

Durante dez anos, foi professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que trouxe muito aprendizado. Atualmente, é coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil São Pedrinho.

O Líderes do Coração apareceu em uma época em que Vanessa e a instituição precisavam aprender coisas novas. Com o projeto, tem aprendido a cuidar melhor da relação com os outros e a exercitar a escuta empática.

Perfil de Márcia Rodrigues Alves - CEI Milton Santos


A educadora Márcia gosta de dizer que, além de graduada em Pedagogia, é pós-graduada na faculdade de sua mãe, que ensinou sua filha a ver a vida de forma positiva, encarando os momentos difíceis como oportunidades de aprendizado.

Diretora do Centro de Educação Infantil Professor Milton Santos, Márcia percorreu uma longa jornada até chegar ali. Foi funcionária dos Correios, afastou-se da vida profissional para cuidar da casa e da família por nove anos, e voltou a trabalhar fora ao entrar na CEI Milton Santos como auxiliar de cozinha. Apaixonada pelo trabalho desenvolvido lá, foi estudar pedagogia, atuou como educadora, coordenadora pedagógica e hoje é diretora da CEI. Hoje, considera-se realizada na área.

Com o projeto Líderes do Coração, aprendeu uma lição valiosa: a escuta profunda, que fortalece a percepção de como é importante falar e também ouvir verdadeiramente o outro.  



Perfil de Gislene Cristina Alves Davi - CEI Elo de Amor

Gislene resolveu cursar o Magistério graças à indicação de uma amiga. Na época, estava prestes a iniciar o Ensino Médio e nunca tinha pensado em trabalhar com educação. No começo, o que a motivou foi a remuneração, mas logo se apaixonou pela área. Foi, então, fazer faculdade de Pedagogia para aprofundar sua formação.

Sempre trabalhou com educação infantil. Atualmente, é educadora no Centro de Educação Infantil Elo de Amor, no bairro do Jaraguá.

Participando do Líderes do Coração, aprendeu a olhar o outro de forma íntegra e a ter opiniões sem ser afetada pelo julgamento das pessoas. No dia-a-dia com suas crianças, aprendeu a ouvir mais!


Perfil de Hedna Ribeiro Figueredo - Fundação Fé e Alegria

Hedna adora conviver com pessoas e saber que sua presença pode melhorar o dia de alguém. No seu trabalho, procura sempre contribuir para a formação das crianças, a participação das famílias no processo de aprendizagem e a convivência das pessoas em comunidade.

Trabalhou como auxiliar administrativa de escritório e operadora de telemarketing antes de entrar na área da Educação. Durante a faculdade de Pedagogia, atuou como educadora universitária no Programa Escola da Familia, do Governo de São Paulo, desenvolvendo projetos de artesanato e recreação com a comunidade, nos finais de semana. Já formada, entrou na Fundação Fé e Alegria, iniciando então sua atuação com terceiro setor. Ali, assumiu uma turma de berçário, depois foi educadora social de crianças e adolescentes, e atualmente é coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil da Fundação Fé e Alegria.

Com o Líderes do Coração, aprendeu a ser mais assertiva, falando e escutando no tempo certo, e a resgatar vários dons pessoais.




Perfil de Regiane Paes Landin - CEI Elo de Amor

Regiane Paes Landin é educadora do berçário do Centro de Educação Infantil Elo de Amor, que cuida de crianças de um ano até dois anos e meio. Ama as crianças pequenas por sua sinceridade e capacidade de manifestar amor e, por isso, não tem vontade de deixar o berçário para estar em salas de crianças maiores e adolescentes.

Desde sempre, Regiane queria trabalhar com crianças, mas a faculdade de Pedagogia – que ela está cursando atualmente – foi, durante muito tempo, um sonho distante. Começou a trabalhar aos 14 anos e teve empregos diversos, como ajudante geral em uma fábrica de meias e operadora de telemarketing, antes de se tornar educadora e entrar na faculdade.

Com o Líderes do Coração, tem aprendido a cultivar a empatia e a lidar melhor com os outros. Por causa do curso, pratica relaxamento com freqüência e tem contado muitas histórias para seus pequenos do berçário – que chegam a chorar pedindo histórias!


Perfil de Gislaine Batista da Silva - CCA Jardim Boa Vista


Gislaine - ou Preta, como seu pai gostava de chamá-la -  tem 34 anos, e trabalhou em uma lanchonete e numa fábrica de remédios até ter a oportunidade de arranjar um emprego na área que é a sua paixão: a educação. Depois de trabalhar com crianças pequenas em duas escolas, entrou no Centro da Criança e do Adolescente Jardim Boa Vista, que atua com crianças e jovens de 06 a 15 anos. Lá, ela se encontrou profissionalmente, primeiro como educadora e depois como coordenadora pedagógica, seu cargo atual. Acredita que recebe muito mais do que dá, no contato com seus educandos.

Quando não está trabalhando, Gislaine gosta mesmo de ficar com sua família – particularmente com seu bebê, Leonardo.

Com o projeto Líderes do Coração, (re)aprendeu a olhar o mundo de forma mais leve e pura, resgatando um mundo de histórias que estava esquecido em sua infância. O que deseja para o mundo? Cada vez mais histórias felizes, como aquelas que está aprendendo a contar!


Perfil de Leide Daiana da Silva - CEI Catarina Kentenich


Leide Daiana sempre admirou seus professores por seu carinho, dedicação em ensinar e capacidade de estimular nas crianças o prazer de aprender e de descobrir o mundo.

Formada em Pedagogia, começou a atuar como professora no Centro de Educação Infantil Catarina Kentenich. Continua trabalhando lá, exercendo atualmente a função de coordenadora pedagógica. É muito feliz na sua profissão por trabalhar em prol das crianças, das professoras e dos pais.

O projeto Líderes do Coração está ajudando Daiana a repensar seu papel como coordenadora e como ele influencia o trabalho dos educadores. Com o curso, ela tem aprendido a se colocar no lugar do outro, respeitando-o e enxergando seus potenciais.




Perfil de Kisi Carvalho de Freitas - CEI Santo Expedito


Kisi Carvalho de Freitas começou a trabalhar com educação aos 15 anos, seguindo o exemplo da irmã professora. Depois de dois anos como auxiliar de sala, mudou de área e trabalhou como babá – mas sentiu falta do clima da sala de aula, e voltou a atuar em uma escola, como professora titular.

Começou a faculdade de Pedagogia em 2006 e, no ano seguinte, entrou na Fundação Fé e Alegria como educadora. Em 2011, saiu da organização para voltar ao Centro de Educação Infantil Santo Expedito, onde começou sua carreira, agora na função de coordenadora pedagógica.

O que mais inspira Kisi é saber que sua profissão contribui para transformar o caminho de vida das pessoas desde a infância, participando da construção de muitas histórias.